

Últimas Notícias
Evento
Cremesp oferece serviços cartoriais aos médicos no Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA SAESP 2025)
FORMAÇÃO MÉDICA
Cremesp defende projeto de Lei no Senado que torna obrigatória aprovação em exame de proficiência
Fórum
Cirurgiões plásticos debatem técnicas controversas em evento promovido pelo Cremesp
Defesa das Prerrogativas e Ato Médico
Cremesp se reúne com secretários da pasta de segurança do Governo de SP para iniciar projeto Muralha Médica e proteger o médico de agressões
Notícias
22-03-2024 |
Acreditação de escolas |
Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico |
O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) foi tema de reunião entre seus representantes e o plenário do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em 21 de março. Na ocasião, o conselheiro federal Donizetti Dimer Giamberardino Filho, e o professor titular da Faculdade de Medicina da USP, Milton de Arruda Martins, coordenador executivo da SAEME-CFM fizeram uma apresentação aos conselheiros de São Paulo, com vários tópicos relativos a essa iniciativa voltada a defender a ética e a qualidade do ensino médico. Criado pelo CFM, com o apoio de especialistas da área médica, o SAEME-CFM, conforme informam seus gestores, considera fundamental que os cursos de medicina acreditados em um determinado momento e contexto mantenham a qualidade certificada durante o período de acreditação – seis anos –, até que sua renovação ou nova avaliação se concretize. Para isso, utiliza duas estratégias principais: vigilância ativa (anual) ou surveillance; e acompanhamento trienal, por meio de relatório em formulário específico, encaminhado por representantes do curso acreditado. Acompanhamento anual e trienal O acompanhamento anual possibilita a identificação de transformações positivas ou negativas em um curso, ao longo do período de acreditação. Pela vigilância ativa (anual) ou surveillance analisa-se, por exemplo, indícios de irregularidades ou denúncias veiculadas pela mídia (relacionadas ao curso ou a mantenedora, ao processo de ingresso, etc.); de irregularidades no processo de regulação; e mudanças na mantenedora ou do corpo docente, entre outros. Pelo seguimento trienal, viabilizado por meio relatório em formulário obtido no site da SAEME-CFM, (link para https://www.saeme.org.br/portugues/acompanhamento-escolas-acreditadas) são avaliados dados como a situação do curso, considerando o intervalo de tempo da visita presencial e acreditação e o momento atual; como foi o encaminhamento das recomendações, para superar insuficiências; se (e como) as boas práticas identificadas continuam se desenvolvendo regularmente; e se ocorreram inovações ou interrupções. O sistema proposto pelo CFM tem como valores norteadores ética, transparência, independência, qualidade e responsabilidade social, tendo surgido da demanda de uma maior participação das escolas médicas, das entidades profissionais e da sociedade no desenvolvimento de uma visão crítica sobre a qualidade da formação médica no Brasil, e da necessidade de divulgar um processo de acreditação transparente e independente. Os padrões de qualidade do SAEME-CFM, inclusive, foram reconhecidos internacionalmente, em 2019, por diplomação recebida da World Federation of Medical Education. Conheça mais o SAEME-CFM acessando: https://www.saeme.org.br/. |