Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    27-03-2024

    Ato Médico

    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético

    A Comissão de Defesa do Ato Médico do Cremesp encaminhou ofícios à diretoria do Departamento de Vigilância Sanitária em Saúde (Devisa) de Ribeirão Preto (SP) e do Departamento de Polícia Judicial de São Paulo -Interior (Deinter 3 - Ribeirão Preto) e à presidência do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) apontando atuação ilícita do farmacêutico Matheus Aparecido dos Santos Ramos em ato privativo de médicos. Diante dos riscos à saúde dos pacientes, o Cremesp solicitou providências a essas autoridades, dentro de seus escopos de atribuições.

    Ramos se apresenta nas redes sociais tencionando captar clientes para atos médicos invasivos, alguns deles sem uso de técnica ou de comprovação científica. Ele também divulga a realização de procedimentos estéticos, como endolaser, endolift, ultrassom micro e macrofocado, rinomodelação, preenchimento e harmonização facial, lipo de papada, bioestimulador de colágeno, botox, fios de sustentação, peeling, microagulhamento, skinbooster, definição e hipertrofia muscular, que exigem conhecimentos de Medicina. O profissional também veicula afirmações que induzem os usuários de serviços médicos a erro, infringindo o Código de Defesa do Consumidor ao fazê-los crer que outras profissões estão habilitadas para praticarem atos médicos.

    Em um vídeo curto que circula na internet e redes sociais e foi encaminhado às autoridades, Ramos estaria fazendo um procedimento no abdômen (endolaser) de uma paciente. No decorrer das imagens, ao perfurar o tecido da paciente, o profissional quebra uma fibra de laser no local da intervenção e aparece tentando resgatá-la, demonstrando sua incapacitação para a atividade.

    “A realização de procedimentos invasivos como este com profissionais não habilitados oferece diversos riscos à saúde dos pacientes, podendo ocasionar perfuração de órgãos, queimaduras de segundo e terceiro graus, infecções e, até mesmo, o óbito. É possível observar no vídeo técnicas inadequadas para aplicação do endolaser, além das falhas na antissepsia cirúrgica e uso de luvas nitrílicas não esteréis, que são impróprias e mostram o despreparo do farmacêutico”, ressalta o cirurgião plástico e coordenador do Departamento de Comunicação do Cremesp, Alexandre Kataoka.

    Denúncias

    A Comissão do Ato Médico do Cremesp recebe denúncias — pelo email comissaoatomedico@cremesp.org.br — relativas ao exercício ilegal da Medicina, complicações e intercorrências, além de procedimentos mal sucedidos, para adoção de providências. As ações visam assegurar a prática ética da Medicina e a segurança da sociedade, uma vez que a invasão de profissionais não habilitados, em atos privativos aos médicos, representa riscos à saúde da população, além de violação de lei federal.

    Esta iniciativa da atual gestão do Cremesp também tem o objetivo de alertar a sociedade para o reconhecimento dos profissionais qualificados para execução de procedimentos médicos.


    Este conteúdo teve 1377 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 342 usuários on-line - 1377
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.