Pareceres


Nova Pesquisa | Voltar
Enviar por e-mail | Imprimir apenas a ficha | Imprimir o parecer com a ficha

PARECER Órgão: Conselho%20Regional%20de%20Medicina%20do%20Estado%20de%20S%C3%A3o%20Paulo
Número: 179480 Data Emissão: 23-01-2018
Ementa: É evidente que havendo aumento excepcional da demanda devido a eventos acidentais, em que possa ocasionar risco de desassistência a pacientes graves, deve o Diretor Clínico mobilizar todos os recursos médicos para garantir a melhor e mais rápida assistência. Portanto, a nosso juízo, não há equívoco na redação do citado artigo.

Imprimir apenas a ficha


Imprimir o parecer com a ficha
 

Consulta nº 179.480/16

 

Assunto: Sobre possível equívoco na redação do Capítulo IV, Artigo 5º, item VI, da Resolução CFM nº 2.147/16.


Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho.


Ementa: É evidente que havendo aumento excepcional da demanda devido a eventos acidentais, em que possa ocasionar risco de desassistência a pacientes graves, deve o Diretor Clínico mobilizar todos os recursos médicos para garantir a melhor e mais rápida assistência. Portanto, a nosso juízo, não há equívoco na redação do citado artigo.

 

O consulente, Dr. C.J.M.B., Diretor Técnico de hospital em São Paulo, solicita do CREMESP esclarecimento do Capítulo IV, Artigo 5º da Resolução CFM nº 2.147/16, onde acha ter havido um equívoco quando inserido o advérbio "NÃO": 

"Resolução CFM 2.147/2016:

ART. 5º - SÃO COMPETÊNCIAS DO DIRETOR CLÍNICO:

Capítulo IV

VI) Determinar que, excepcionalmente nas necessidades imperiosas com risco de morte que possam caracterizar omissão de socorro, os médicos plantonistas de uti's e dos serviços hospitalares de urgência e emergência médica NÃO sejam deslocados para fazer atendimento fora de seus setores."

PARECER

O prezado Diretor Técnico questiona o CREMESP à respeito do Art. 5º do Capítuvo IV da Resolução CFM, que trata da competência do Diretor Clínico. Em seu inciso VI, esta Resolução trata da necessidade de que sejam mantidos médicos plantonistas atuando nas áreas específicas; orienta para que somente em situações emergenciais, os médicos lotados em determinados setores, sejam mobilizados para prestar estes atendimentos nas áreas que estejam ocorrendo tais casos. Portanto, diferentemente do entendimento do missivista, o CFM orienta para que os Diretores Clínicos mantenham médicos plantonistas nas unidades em que se faz necessário. E que somente sejam chamados para outras unidades em situações realmente de extrema urgência. 

Esta Resolução se justifica para ressaltar que cada setor tenha o seu médico plantonista, por exemplo: UTI, Pronto Atendimento, Enfermaria, em número compatível com a demanda própria de cada setor.

É evidente que havendo aumento excepcional desta demanda devido a eventos acidentais, em que possa ocasionar risco de desassistência a pacientes graves, deve o Diretor Clínico mobilizar todos os recursos médicos para garantir  a melhor e mais rápida assistência. Portanto, a nosso juízo, não há equívoco na redação do citado artigo.


É o parecer s.m.j.


Conselheiro Renato Françoso Filho


APROVADO NA REUNIÃO DA CÂMARA DE CONSULTAS, REALIZADA EM 19.01.2018.
HOMOLOGADO NA 4.819ª REUNIÃO PLENÁRIA, REALIZADA EM 23.01.2018.

Imprimir o parecer com a ficha

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 301 usuários on-line - 2
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.