PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág. 1)
Editorial de Luiz Alberto Bacheschi, que assumiu a presidência do Cremesp em janeiro deste ano


ENTREVISTA (pág. 4)
Acompanhe um papo informal com o compositor, médico e herpetólogo...


SINTONIA (pág. 9)
Pintores famosos e o legado - artístico - a seus médicos, na visão do conselheiro José Marques Filho


CRÔNICA (pág. 14)
Texto do premiado médico escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar


ESPECIAL (pág, 16)
A reforma do sistema de saúde americano por Lynn Silver, sub-secretária da Saúde de Nova Iorque


CONJUNTURA (pág. 22)
Dados do Cebrid mostram que os jovens experimentam a bebida muito cedo: entre 10 e 12 anos


DEBATE (pág. 26)
Em discussão a evolução da psiquiatria e o programa de saúde mental no país


GIRAMUNDO (pág. 32)
O que esperar da Conferência Mundial sobre o Clima realizada em Copenhague em dezembro passado?


PONTO COM (pág. 34)
Informações interessantes de acesso rápido, nos endereços eletrônicos selecionados. Clique!


HOBBY (pág. 36)
O médico cardiologista Maurício Jordão pratica o ilusionismo nas horas vagas


CULTURA (pág. 38)
A Bahia pelo traço, leve e característico, de Hector Julio Páride Bernabó


TURISMO (pág. 42)
Búzios: 24 praias belíssimas, além de mirantes com vista de 360 graus


CABECEIRA (pág. 47)
Sugestões de leitura da presidente da Academia de Medicina de São Paulo


POESIA (pág. 48)
Trecho de A Noite Tava Divina, de Paulo Vanzolini


GALERIA DE FOTOS


Edição 50 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2010

PONTO COM (pág. 34)

Informações interessantes de acesso rápido, nos endereços eletrônicos selecionados. Clique!

Blogueira influente

O blog Generación Y, da cubana Yoani Sánchez, publicado por um servidor alemão, registra mais de um milhão de acessos ao mês. Nascida e criada durante o regime de Fidel Castro, Yoani, de 32 anos, escreve, entre outros, sobre o dia a dia dos cubanos e os problemas de sua geração. A revista norteamericana Times a incluiu na lista periódica das 100 pessoas mais influentes do planeta. Na Espanha, ganhou o prêmio Ortega y Gasset, na categoria Jornalismo Digital. Nos EUA, a Universidade de Columbia dedicou a ela o prêmio da Escola de Jornalismo de 2009. Em ambos os casos não pôde sair de seu país para recebê-los. Yoani obteve entrevista inédita com Barack Obama sobre as relações Cuba-EUA.
http://www.desdecuba.com/generaciony


Publicações Cremesp

A área de publicações do site do Cremesp disponibiliza, na íntegra, as versões eletrônicas de todos os livros lançados pelo Conselho até o momento. Os mais recentes são: Entrevistas Exclusivas com Grandes Nomes da Bioética e Bioética Clínica - 2ª edição.
http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Publicacoes


Caiu na rede é...

Se não tivesse caído na rede, a polêmica não seria supradimensionada. Na peça da ONG WWF, criada pela agência brasileira DM9DDB, composta por anúncio e filme, o texto (da imagem abaixo) foi o seguinte: “O tsunami matou 100 vezes mais pessoas do que o 11 de setembro. Nosso planeta é brutalmente poderoso. Respeite e preserve”. A comparação entre ato terrorista e mudança ambiental foi mais que infeliz. Tsunamis são ocorrências geológicas não vinculadas às ações humanas contra a natureza. Antes de ser suspensa, a peça foi veiculada em um único jornal de São Paulo e inscrita no Festival de Cannes 2009. Mas espalhou-se por sites e blogs do mundo. Nos EUA, foi recebida como afronta à comoção do país com o ato terrorista e condenada por  jornais e redes de televisão. A DM9 e o braço brasileiro da WWF divulgaram comunicados pedindo desculpas aos que tenham se sentido ofendidos pelo anúncio. A nota da WWF reproduz o trecho da DM9 que diz que o equívoco foi fruto da inexperiência de uma equipe profissional “que já não faz mais parte da agência”.


Medicamentos falsos

A partir da Rússia, quadrilhas estariam vendendo, via internet, versões falsificadas de medicamentos, entre eles os que combatem o vírus H1N1, segundo a Sophos, companhia britânica de software de segurança. Em seu site, a Sophos reproduziu a home page da “Canadian Pharmacy”, suposta empresa virtual utilizada pelos falsificadores para efetuar vendas on line, principalmente aos Estados Unidos e países da Europa, durante este inverno no Hemisfério Norte. No Brasil e em vários países, o Tamiflu é medicamento de venda controlada e seu uso deve ser recomendado e acompanhado por médico. Segundo a Roche, laboratório que detém os direitos de comercialização do Tamiflu, foram desenvolvidas várias medidas para enfrentar essa situação, entre as quais o contínuo monitoramento dos sites que vendem medicamentos falsos. A pedido da Organização Mundial de Saúde (OMS), o laboratório comprometeu-se com o plano de contingência que prioriza o abastecimento dos governos em situação de emergência. A falsificação de medicamentos representa 10% do volume mundial comercializado ao ano. Na Europa, segundo a OMS,  movimenta 45 milhões de euros. No Brasil, chega a 10 bilhões de dólares.

http://www.sophos.com/blogs/gc/g/2009/05/08


Museu do Minhocão

Engana-se quem pensa que grafite é pintura de muro. Modernos e originais no campo da expressão, grafiteiros vêm ganhando respeito como precursores da arte popular do século 21. Muito além da técnica, alguns são estudantes ou cursaram faculdades de artes. As obras undergrounds são objetos de estudo, discussões e teses nas melhores escolas do mundo. A exposição a céu aberto em metrópoles dá um drible em nichos elitizados e consegue chegar ao grande público. São Paulo reúne importantes artistas do gênero e grafites valiosos. O site Museu do Minhocão dá nome e história aos grafites dessa área, além de vencer o efêmero.

http://minhocao.wordpress.com/


“Falou-se muito de ...

...Barack Obama neste blog, alguns dirão que demasiado. Quando uma esperança nasce há que saudá-la conforme o seu merecimento, e este parecia não ter limites. É possível que comece a dizer-se que o Prêmio Nobel da Paz foi prematuro, mas não o é se o tomarmos como um investimento… Graças a ele talvez Obama ganhe ainda maior consciência de quanto o necessitamos.”

Do blog do escritor José Saramago http://caderno.josesaramago.org/


Este conteúdo teve 107 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 344 usuários on-line - 107
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.