Busca:

Palavra-chave:

TODOS OS SAÚDE EM PAUTA

ÚLTIMOS SAÚDE EM PAUTA

  • 07-04-2022
    Qualidade de vida
    Dia Mundial da Saúde comemora 74 anos de existência
  • 10-08-2021
    Agosto Dourado
    Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo
  • 04-02-2020
    Dia Mundial do Câncer
    Saiba quais são as estimativas da doença para 2025 e conheça formas diárias de prevenção
  • 26-07-2019
    Evento
    Fórum discutirá complicações dos procedimentos médicos injetáveis na Dermatologia e Cirurgia Plástica

Saúde em pauta



Conscientização


Campanha Maio Roxo reforça a importância do diagnóstico precoce para Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)

Conscientizar sobre as doenças inflamatórias intestinais e combater a desinformação são os principais objetivos da campanha Maio Roxo, realizada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), durante todo o mês. A ação busca reiterar sobre a importância do diagnóstico precoce, que previne uma série de possíveis complicações, como o fechamento do intestino, a criação de fístula na pele e a desnutrição.

No Brasil, 13,25 em cada 100 mil habitantes são afetados pelas Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), segundo dados apresentados no I Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias no Brasil (GEDIIB), realizado em abril. Desses casos, 53,83% são de Doença de Crohn, e 46,16%, de retocolite ulcerativa.

Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma síndrome que pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo (da boca ao ânus), sendo mais comum no final do intestino delgado e do grosso. Entre os sintomas principais estão diarreia, sangue nas fezes, anemia, dor no abdome, perda de peso e febre. Raramente há estomatites (inflamação na boca). Também pode afetar a pele, articulações, olhos, fígado e vasos. A patologia mescla crises agudas recorrentes, leves e graves, e períodos de ausência de sintomas.

O diagnóstico é feito por meio da colonoscopia com biópsia. A radiografia do abdome, exame contrastado do intestino delgado, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cápsula endoscópica e exames laboratoriais, na dependência dos sintomas, também podem auxiliar na identificação de alterações.

A necessidade de cirurgias é relativamente comum, como a retirada de segmentos do intestino por oclusão, sangramento ou perfuração, especialmente o delgado, e tratamento de lesões anais como abscessos e fístulas, contribuindo para o controle dos sintomas e das possíveis complicações. Também pode ocorrer a confecção de estomas, que são aberturas do intestino na pele do abdome para permitir a saída de fezes, sem passar pela região afetada.


Retocolite ulcerativa

A retocolite ulcerativa inespecífica caracteriza-se pela inflamação da mucosa do intestino grosso, gerando diarreia crônica, com sangue e anemia. O reto quase sempre está afetado, sendo, às vezes, o único segmento. Não há lesões no intestino delgado, o que constitui característica da doença, frequentemente fator primordial para diferenciá-la da doença de Crohn. A inflamação pode vir a se tornar muito grave, com hemorragias maciças e perfuração intestinal, necessitando de cirurgias de urgência.

O diagnóstico é feito principalmente pela colonoscopia com biópsias.

O tratamento inclui medicamentos para controle da inflamação. Quando a doença não consegue ser controlada por meio do tratamento clínico ou apresenta determinadas complicações agudas ou crônicas, especialmente neoplasia, mesmo precoce, opta-se pela cirurgia.

Prevenção

Apesar destes males não terem uma causa comprovada, já é sabido que eles estão relacionados aos hábitos de vida modernos, como a alimentação industrializada, rica em gordura e substâncias prejudiciais.

 A hereditariedade e até o uso excessivo de antibióticos na infância também são fatores de risco para as DII, que não têm cura e podem causar inúmeras complicações, das mais leves às mais graves, aos pacientes que adiam o início do tratamento.


Fonte: Portal da Coloproctologia




CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 415 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.