Serviços às Empresas
Cancelamentos de Empresa
INSTRUÇÕES
Preencher integralmente os campos do requerimento, com a devida assinatura do médico responsável técnico ou representante legal, mediante apresentação de cópia legível de procuração. Ao final, gerar e imprimir o Requerimento (OBS.: NÃO SERÁ ACEITO REQUERIMENTO RASURADO, INCOMPLETO OU COM INCONSISTÊNCIA DE DADOS).
Locais para o recebimento dos documentos clique aqui.
Faça seu agendamento aqui.
PREVISÃO DE ANÁLISE E ENTREGA DOS DOCUMENTOS:
14 dias corridos da Data do Protocolo.
Delegacias:
20 dias corridos da Data do Protocolo.
Quando da análise do documento houver Nota de Devolução, os prazos acima expiram e passam a contar novamente após a sua regularização. Vide, ainda, o teor da Instrução Normativa Cremesp nº 01/2017.
Quando da análise do documento houver a necessidade de manifestação prévia do Departamento Jurídico do Cremesp, incidirão mais 07 (sete) dias nos prazos acima.
Se por motivos de força maior o traslado (malotes via Correios) dos documentos entre as Unidades do Cremesp e a sua Sede for prejudicado, os prazos acima serão reajustados de acordo.
DOS DOCUMENTOS PARA:
CANCELAMENTO DE EMPRESA
DEFINIÇÃO:
Para empresas que desejam cancelar o seu registro definitivamente no Cremesp.
DOCUMENTAÇÃO:
I. Instruir o requerimento com os seguintes documentos obrigatórios:
a) Todas as vias originais do Distrato Social ou Ata/Estatuto Social com firma reconhecida dos sócios, exceto quanto estiver registrado em cartório e/ou junta comercial, as quais após vistadas, serão devolvidas ao requerente.
b) Cópia legível do Distrato Social ou Ata/Estatuto Social que ficará retida no processo de cancelamento de registro.
c) Na falta do Distrato Social, instruir o requerimento com cópia legível de documento oficial da extinção da atividade da empresa (baixas no CNPJ do Ministério da Fazenda ou no Cadastro da Prefeitura Municipal).
d) Para os documentos assinados de forma digital (Requerimentos, declarações e entre outros), deverá a apresentar cópia do Termo de Titularidade de Certificado Digital de Pessoa Física.
e) Para as empresas já registradas na Junta Comercial (JUCESP) de forma eletrônica (digitalmente), deverá apresentar cópia do Termo de Autenticação e Registro.
III. Acesse o Requerimento.
CANCELAMENTO DE FILIAL DE EMPRESA
DEFINIÇÃO:
Para empresas que a FILIAL esteja inscrita no CREMESP e irão promover o seu cancelamento definitivo de registro.
SÃO NECESSÁRIOS 02 (DOIS) REQUERIMENTOS
PRIMEIRO REQUERIMENTO – PARA MATRIZ:
I. Acessar os links de “Alterações” para verificar o procedimento correto (Com Emissão de Certificado ou Sem Emissão de Certificado);
SEGUNDO REQUERIMENTO – PARA FILIAL:
I. Preencher integralmente os campos do requerimento, com os dados da FILIAL e com a devida assinatura do médico responsável técnico. Ao final, gerar e imprimir o Requerimento (OBS.: NÃO SERÁ ACEITO REQUERIMENTO RASURADO, INCOMPLETO OU COM INCONSISTÊNCIA DE DADOS).
II. Instruir o requerimento com os seguintes documentos obrigatórios:
a) Cópia legível da alteração contratual que ficará também retida no processo de cancelamento da Filial. Vide as Atividades e Códigos de CNAE permitidos nos Objetos Sociais/Finalidades das empresas/instituições médicas.
b) Para os documentos assinados de forma digital (Requerimentos, declarações e entre outros), deverá a apresentar cópia do Termo de Titularidade de Certificado Digital de Pessoa Física.
c) Para as empresas já registradas na Junta Comercial (JUCESP) de forma eletrônica (digitalmente), deverá apresentar cópia do Termo de Autenticação e Registro.
III. Acesse o segundo Requerimento para a FILIAL.
CANCELAMENTO DE AMBULATÓRIO PATRONAL
DEFINIÇÃO:
Para empresas que desejam cancelar definitivamente o registro do ambulatório para os funcionários de empresas cuja atividade fim não seja a medicina.
I. Instruir o requerimento com os seguintes documentos obrigatórios:
a) Declaração informando do cancelamento do Ambulatório Médico, com a devida assinatura do médico responsável técnico ou representante legal.
b) Cópia legível de documento oficial da extinção da atividade do Ambulatório (baixas na Vigilância Sanitária ou no Cadastro da Prefeitura Municipal).
c) Para os documentos assinados de forma digital (Requerimentos, declarações e entre outros), deverá a apresentar cópia do Termo de Titularidade de Certificado Digital de Pessoa Física.
II. Acesse o Requerimento.
IMPORTANTE:
1. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Medicina, a anuidade é um tributo federal, com vencimento até 31 de janeiro para as pessoas jurídicas.
2. O cancelamento do registro de pessoa jurídica com débitos fiscais implicará a responsabilidade solidária dos titulares, sócios e administradores, na forma e nos limites da Lei 11.598/07, principalmente o seu art. 7º-A, § 2º, e do Código Tributário Nacional.